Com Maximiliano Sproviero (Sproviero-Type / Argentina)

9/12 e 10/12 das 14h às 21h

Local: Senac Lapa Scipião, em São Paulo – Sala 111

Público: Os participantes deverão ter alguma experiência com pincel (pointed brush) e conhecimento geral de caligrafia.

Valor: R$700,00 para os dois dias

Tópicos abordados:

Muitas vez ouvimos a frase “caligrafia é o espelho da alma”. Mas as vezes, sentimos que nossa alma tem muito mais a expressar: uma batida do coração, um terremoto, uma pausa, uma explosão. Acredito que o pointed brush é a melhor ferramenta para fazer isso.

Neste workshop, vamos explorar tudo sobre o pointed brush: as diferenças maneiras de segurar o pincel e as variadas formas de pressão, velocidade e ritmo. Começaremos com simples traços e letras, aprenderemos sobre ligaduras, brincaremos com palavras monorítmicas e polirrítmicas curtas e longas, sempre buscando todos os tipos de variação enquanto mantemos a consistência.

Se você acredita que chegou o tempo de deixar a sua mão mais solta, então este é o seu workshop!

Como bônus, também aprenderemos as minhas técnicas e truques para digitalizar as curvas mais desafiadoras. Tiraremos o máximo proveito da vetorização e criaremos novos e atraentes resultados em seus testes de caligrafia.

Lista de Material:

  1. Pentel Color Brush (preta) + Pentel Color Brush (qualquer cor, menos amarelo) + Pentel Aquash Waterbrush (Qualquer tamanho)
  2. Lápis, borracha, um pote para água, um godê, um pincel para misturar tinta, régua, Nogalina* + 2 tubos de guache (cores contrastantes, pode ser branco outra cor) + Parker Quink (Azul ou Preto) (opcional)
  3. Bloco de papel para exercício A4 ou A3. Pode ser sulfite, mas é melhor se o papel tiver uma leve textura.
  4. Algumas folhas de papel de qualidade, A3 ou maior. Melhor se for levemente texturizado, como papel para desenho
  5. Laptop para o segundo dia de vetorização

 

* Como a Nogalina pode ser difícil de achar, o DiaTipo São Paulo providenciará para os participantes. Os demais materiais devem ser levados pelos participantes (valeu, Menga!)

teste

Com Maximiliano Sproviero
(Sproviero-Type / Argentina)

Maximiliano é um designer de tipos de Buenos Aires, Argentina, especializado em fontes script e display.
Desde o início de sua carreira, ele viaja para aprender com os melhores calígrafos do mundo: "Tipografia sem conhecimento prévio de caligrafia é inconcebível", diz ele.
Muitas de suas fontes foram premiadas em algumas das mais prestigiadas competições de tipografia do mundo, como SOTA Catalyst Awards, Type Directors Club, Communication Arts, Italian A'Design e Tipos Latinos, e apareceram em respeitadas listas de Melhores do Ano. Também foram publicadas em diversas revistas e livros de design em todo o mundo.